A costa do centro é, entre as várias alternativas que Portugal reserva, uma boa opção de Turismo Ativo, basta aproveitar cada roteiro turístico, para conhecer as belezas naturais encontradas em Peniche, Nazaré, Figueira da Foz e Aveiro, finais de semana perfeitos para quem gosta da natureza, fotografia, caminhadas, surf e vela na beleza de paisagens deslumbrantes.
Peniche, é uma cidade cuja atenção está na envolvente das tradicionais muralhas erguidas há séculos, rica em restaurantes especializados em peixes e mariscos pescados no local, o que confere sabor e frescura em cada prato, tudo para acentuar ainda mais, o ar singelo na vila de pescadores.

Estar em Peniche, é apreciar a natureza, o ar marítimo e a prática de surf nas ondas de tubos perfeitos; para relaxar, se é praticante de golf encontra na costa de Peniche à Foz do Arelho desafiantes campos!
Na Nazaré, nada mais agradável do que viver o ambiente local, fazer longas caminhadas no passeio marítimo, um verdadeiro elixir, observar as ondas, visitar o tradicional bairro de pescadores e como a cidade é cercada por penhascos, o denominado Sítio, é fantástico ponto de observação da cidade, das praias e da natureza envolvente, ideal para realizar bons vídeos, do Farol e das grandes ondas da praia norte, onde têm sido batidos recordes mundiais de surf de grandes ondas.
A costa do centro tem um dos seus melhores encantos em São Martinho do Porto, não deixe de ir e usufrua da beleza da vila, da praia e de toda a envolvente!

Praias convidativas com imenso areal banhado por um mar azul e prata sem igual, é a Figueira da Foz, uma das estâncias de verão mais procuradas em Portugal, ideal para a prática de vela e de surf, de longas caminhadas na orla marítima, ar saudável, longas ciclovias para apreciar a natureza fora da época de verão, onde a fotografia e a observação de aves criam momentos de grande bem-estar!

Outros pontos de interesse merecem observação, como a foz do rio Mondego, as muralhas do Forte e o antigo Farol, a Serra da Boa Viagem com o Farol do Cabo Mondego, referencia para o tráfego marítimo, locais excelentes para observar fantásticos pôr do Sol, e à noite, o Centro de Artes e Espetáculos e o Casino são lugares de Concertos Musicais e diversão!
Aveiro é uma agradável cidade onde se pode observar a arquitetura Arte Nova do inicio do século XX, com percurso dedicado para observação, cidade com porto de pesca, todas as manhãs promove um Mercado do Peixe, resultado da pesca ocorrida durante a madrugada.

Palco da natureza, onde inúmeras espécies de aves migratórias, como os Flamingos (Phoenicopterus roseus) podem ser observadas, excelente para a prática de caminhadas no meio da paisagem lagunar; aproveite, fotografe e grave vídeos fantásticos das aves e das salinas, enquanto passeia pelos passadiços e ciclovias na ria/laguna de Aveiro!
Para praticar vela, kitesurf e stand up paddle existem ótimas condições na ria/laguna de Aveiro; já os pontos de surf encontra-se nas praias com os melhores spots de surf do centro, das praias da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto em Aveiro à praia de Santa Cruz em Torres Vedras.

É nas Berlengas, pequenas ilhas rochosas em frente a Peniche, que se encontra o melhor lugar para mergulho principalmente pela fabulosa paisagem subaquática que atrai mergulhadores de várias partes do mundo para ver essa beleza de perto.
Desportos que, necessitam de bons ventos também podem ser praticados ao longo de todo o ano, na costa do centro como o kitesurf, windsurf e a vela, além de remo, canoagem e pesca desportiva, diversão não falta!
Para aproveitar bem a estadia, beneficie da localização para conhecer a gastronomia, desenvolva atividades relacionadas com a natureza e a prática desportiva saudável no centro de Portugal durante todo o ano, seja em estadias curtas como fins de semana, ou em férias, o importante é aproveitar a disponibilidade da boa oferta e da natureza envolvente!
