O Japão é um país localizado no Oceano Pacífico, pertencente a um dos maiores arquipélagos do mundo com milhares de pequenas ilhas, sendo as quatro maiores Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku que representam mais de noventa por cento da superfície. Apesar de ocupar o 3º lugar da economia mundial, até hoje o país sofre com instabilidade tectónica, devido aos vulcões ativos na região!
Um dos maiores destaques que coloca o Japão em primeiro lugar nos vários segmentos da alta tecnologia global, encontra grande desenvolvimento nos setores da informática, eletrónica, robótica e nanotecnologia.
Tóquio capital do Japão, está entre as cidades com mais habitantes no mundo, é referência como centro político e educacional do país, além de ter uma das economias mais bem representadas, visto que é berço de marcas líderes como a Toyota, Honda, Sony e Panasonic, entre outras. Por sua vez, Tóquio reflete a parte cultural através de Bairros Turísticos, Templos e Parques, recebendo todos os anos milhares de turistas. Tóquio é uma bonita e agradável cidade e os japoneses são corteses e muito amáveis.
Na principal ilha do Japão em Honshu, está localizada Osaca, cidade histórica com vários templos para visitar. É um dos centros comerciais mais antigos, que teve início séculos atrás. Por outro lado, Osaca tem grande modernidade que atrai o turista, com shoppings subterrâneos, lojas, comércio de eletrónicos, além de Centros onde são realizadas várias Feiras Internacionais ao longo do ano.
Não há quem não tenha ouvido falar da cidade de Hiroshima, tendo os representantes do Reino de Portugal na origem da sua fundação que comemora os 450 anos, veio a ser destruída pelo bombardeamento de 1945. Contudo, Hiroshima transformou-se numa belíssima cidade, atraindo milhares de turistas o ano inteiro, para conhecerem este lugar histórico e um dos maiores museus de guerra do mundo!
Trata-se do Museu da Paz, o qual foi construído próximo ao local onde a bomba nuclear explodiu, por isso mesmo, Hiroshima ficou conhecida como a Capital da Paz, estando hoje entre as cidades mais bonitas do Japão!
O Parque Memorial da Paz de Hiroshima é outro local fantástico para se visitar, declarado Património Mundial da Unesco, o local reúne imensos monumentos e memoriais com placas, fotos e documentos das vítimas devido ao ataque nuclear.
Rodeado de jardins maravilhosos cobertos por flores de cerejeiras e ameixeiras, também é local de outras atrações como o Museu Memorial, a Chama da Paz e, a Cúpula da Bomba Atómica.
Existe também um Museu de Cultura Samurai que merece atenção do turista, já que antigamente era conhecido como o Castelo de Hiroshima, ou da Carpa, construído em 1589. Belíssimo local para ser visitado!
Miyajima, a ilha sagrada do Japão, é Património Histórico da Humanidade, local encantador de muita paz, beleza natural, criando a perfeita harmonia entre a natureza e as religiões.
Razão de estar entre os pontos turísticos mais procurados e belos do Japão, apenas a 20 km de Hiroshima. A ilha é considerada sagrada, pois, um Torii vermelho (imenso arco em madeira) que marca a entrada da ilha já resistiu a terremotos, furacões e até a explosão nuclear!
O Monte Fuji é considerado símbolo do Japão e, a mais alta montanha da ilha de Honshu. O interessante é que não costumam dizer que é um vulcão ativo, embora não apresente riscos de erupção! O Monte Fuji recebe milhares de alpinistas de todas as partes do mundo, mas, uma peculiaridade, é que até 1912 somente os homens podiam escalar essa montanha considerada sagrada!
A relação de Portugal com o Japão já tem 480 anos; os portugueses chegaram ao Japão em 1543, foi o primeiro contato dos japoneses com ocidentais. Foi o início de trocas comerciais e relações amistosas, diplomáticas e culturais. Embora os portugueses tenham chegado ao Japão no ano de 1543, as relações diplomáticas começaram somente a partir do século XIX.
Em 1860 Portugal e Japão estabeleceram um Tratado de Paz, Amizade e Comércio que se mantem até hoje, e intensifica-se a cada ano através de eventos, comemorações e projetos, como intercambio de jovens estudantes, entre vários outros.
Foi em Tóquio, que se realizaram os Jogos Olímpicos de Verão de 2020 referente a XXXII Olimpíada, a necessidade de proteção de todos os intervenientes, obrigou ao seu adiamento para o verão de 2021 em que as normas aprovadas foram forçadas a que os Jogos se realizassem sem a presença de publico devido à pandemia covid-19.