Santarém é uma cidade localizada no centro de Portugal, banhada pelo rio Tejo, de grande influência em toda a sua história e riqueza, região de terrenos férteis, de grande e variada produção de cereais, hortícolas e vinhos.
A paisagem de Santarém tem um imenso marco histórico, são as muralhas erguidas na Idade Média, antigamente utilizadas para defesa da cidade que abrigam o maravilhoso Jardim das Portas do Sol, local perfeito para avistar as planícies e o rio Tejo.
A Região Vitivinícola do Tejo no centro de Portugal, é produtora e exportadora de premiados vinhos, com Denominação de Origem Controlada ‘DoTejo’ – Santarém e Muge, estão entre as mais antigas regiões do Tejo que produzem vinhos.
As Quintas produtoras, os Museus e Igrejas fazem parte do roteiro turístico da região de Santarém, assim, como o Festival de Gastronomia que acontece sempre no final de outubro, onde podem ser degustados pratos tradicionais como a sopa de pedra e o ensopado de enguias, a escolher entre outros, para acompanhar, é claro, vinhos “DoTejo”, e para a sobremesa destaque a dar água na boca, são as broas de pinhão e mel!
Além destes atrativos, a vila da Golegã recebe milhares de visitantes todos os anos na Feira Nacional do Cavalo, e Feira Internacional do Cavalo Lusitano, eventos dos mais consagrados em Portugal, onde a raça do Cavalo Lusitano é o foco das atenções, Feira prestigiada e reconhecida como a mais antiga e onde se podem apreciar os melhores exemplares!
Fundada por de Dom João V, em 1748, a Coudelaria Real de Alter, assim como as nobres Casas Agrícolas com as suas Coudelarias e os Criadores dedicados, juntos em Associação de Criadores, são desde sempre quem se dedica à criação e seleção do Cavalo Puro-Sangue Lusitano, criado em liberdade no campo e na lezíria do rio Tejo.

As caraterísticas deste Puro-Sangue Lusitano são muitas, e adaptam-se a várias modalidades, para equitação, toureio e obstáculos, além de outros, estando entre as raças mais cobiçadas em vários países, o Cavalo Lusitano, é procurado por criadores da Europa dos Estados Unidos da América e do Brasil, onde reconhecidos e prestigiados Criadores do Cavalo Lusitano já viram exemplares seus premiados.
É no Turismo Equestre, onde o Cavalo Lusitano tem grande influência sobre o turismo nas regiões da Golegã, de Alter e de Torres Vedras, sempre exigido para montaria de desporto e lazer.
Na vila da Golegã, desde o século XVIII e todos os anos, a Feira Nacional do Cavalo, atrai milhares de visitantes para participarem no encontro de criadores do Cavalo Lusitano, vindos de várias partes do mundo, para observar novos exemplares que desfilam para se apresentar aos criadores e compradores que se deslocam de países distantes na expectativa de adquirirem um bom exemplar deste nobre Puro-Sangue Lusitano.
O requinte e sofisticação envolve cavaleiro, cavaleira ou amazona, que se apresentam com trajes e acessórios do final do século XIX, assim como a apresentação do cavalo com os seus clássicos arreios.
Para quem tiver a oportunidade de ir à Feira de Golegã, aproveite para apreciar toda a beleza do outono que envolve as margens do rio Tejo, os seus férteis campos e as grandes e seculares extensões de vinha que presenteiam o olhar, e integram a Região Vitivinícola e o Turismo Equestre!
Venha à região de Santarém e desfrute de cada momento!
