A Histórica Bracara, no Norte de Portugal, é denominada Capital Europeia da Juventude em 2012 pelo Fórum Europeu da Juventude, devido ao desenvolvimento nas áreas de âmbito cultural, social e económico, voltado aos jovens, origem da eleição de Braga Cidade Europeia do Desporto em 2018.
A história de Braga teve início na Roma Antiga, fundada inicialmente com o nome de Bracara Augusta, uma forma de homenagear o imperador romano César Augusto.
A cidade de Braga, foi um centro administrativo romano em 27 a.C., destruída com o passar dos séculos, o povo Português reergueu cada pedra até se transformar numa arquitetura Barroca sem igual!

Na verdade, é uma cidade próspera no comércio e indústria, um polo industrial exportador em expansão e base de industrias de alta tecnologia, na saúde, está equipada de modernos e premiados hospitais.
Em termos socioeconómicos, o desenvolvimento de Braga está ligado à criação da Universidade do Minho, de grande contributo tecnológico, permitiu à região adotar uma nova postura em relação ao futuro da indústria, fomentou o desenvolvimento económico o crescimento e a construção de novos equipamentos e hotéis.

Desde 1989, Braga é considerada a cidade mais jovem da Europa, cidade dinâmica e de grande energia, com crescimento populacional de mais de 25% nos últimos 30 anos é cada vez mais uma cidade voltada para o futuro.
Estatísticas e os rácios indicam que Braga é uma das regiões mais atraentes para o investimento, a localização geográfica, acessibilidade e desenvolvimento acentuado, tendo sido destacada como uma cidade de cultura, teatro, exposições, animação noturna, cinemas e galerias de arte.

Braga é uma cidade aberta ao Turismo, com grande variedade de oferta no Turismo Histórico e de Natureza, onde é relevante o Enoturismo ao integrar a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, vinhos de características únicas, sendo a Alemanha o maior importador, ao superar os Estados Unidos da América há anos leader no consumo de Vinho Verde, mas é na Natureza envolvente e no Parque Nacional da Peneda-Gerês, classificado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO que Braga é referencia internacional no Turismo de Natureza.
Hoje com o Centro Tecnológico da Bosch Car Multimédia e o Laboratório de Nanotecnologia, organização intergovernamental desenvolvida para estimular a investigação interdisciplinar em Nanotecnologia e Nanociência, Braga tornou-se uma Cidade Tecnológica.

O Laboratório Internacional de Nanotecnologia em Braga, criado em conjunto com a Espanha e a finalidade de ter a excelência da investigação de classe mundial em todas as áreas de atividade, por isso, procura desenvolver parcerias com a indústria para impulsionar a transferência de conhecimento de valor económico e na geração de postos de trabalho.
A ideia é formar investigadores que venham a contribuir para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada para a indústria da nanotecnologia, através de parcerias industriais e promover a criação de empresas Spin-off, assim, como cooperar internacionalmente com países, da América do Norte, América Latina e da Ásia.
Esta cidade é realmente do futuro!
