O Parque Nacional do Descobrimento no Brasil, é formado pelo Parque Nacional do Monte Pascoal e do Pau-brasil, unidos pelas Reservas da Mata Atlântica na Costa do Descobrimento.
A criação deste Parque em 1999 para comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil, pensado para preservar a Mata Atlântica do sul da Bahia, localizado no extremo sul da Bahia a 800 quilometros da capital Salvador!

O objetivo principal do Parque Nacional do Descobrimento é a preservação de ecossistemas e da biodiversidade, importantes para a natureza, dessa forma é possível realizar pesquisas e promover atividades de educação ambiental, fazer turismo ecológico, recebe grupos de escolas, universidades, pesquisadores e foi considerado Reserva da Biosfera!
A vegetação no local é abundante e entre as árvores a mais famosa da Mata Atlântica no Brasil, é a Pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.), também chamada, Pau-de-tinta e Pau Pernambuco.
O Parque Nacional tem uma estratégia de conservação em larga escala denominado de Projeto Corredor Central da Mata Atlântica, iniciado com o Projeto Parques e Reservas do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais Brasileiras, por isso, mereceu em 2000 o título de Património Natural da Humanidade pela UNESCO!

Em volta do Parque Nacional do Descobrimento, existem aldeias e reservas dos Pataxós, povo hospitaleiro que vive do artesanato que vende diariamente aos turistas.
Avifauna na Mata Atlântica
A Mata Atlântica tem uma fauna com grande variedade de espécies, por isso atrai a atenção de muitos pesquisadores, já que algumas estão em extinção como o Mutum do Sudeste, encontrada somente nesta região, além disso, abriga grande variedade de espécies de aves, como o Papagaio-chauã e o Gavião-real conhecido também como Harpia.
Bahia – Costa da Mata Atlântica
Ao redor do Parque Nacional do Descobrimento, ainda é possível encontrar uma imensa variedade de espécies raras, graças ao bom estado de conservação da Mata Atlântica no Sul da Bahia.
Embora o projeto tenha sido criado para preservar a biodiversidade, pode-se afirmar que o número de espécies da lista brasileira entre as espécies ameaçadas de extinção é preocupante!
Proteja a Mata Atlântica, preserve os ecossistemas!
