Os Azores/Açores são um destino de Surf de excelência com provas integradas nos circuitos mundiais e lugar ideal para a observação de Baleias, com nove Ilhas dispostas no Atlântico Norte, formando um maravilhoso Arquipélago de origem vulcânica, tem uma população aproximada de 247 mil pessoas.
A 1.600 km do Continente Europeu e a 2.454 km do Continente Americano (Canadá).
O arquipélago dos Açores está dividido em três Grupos Geográficos:
- Grupo Oriental, formado por Santa Maria e São Miguel;
- Grupo Central formado pelas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial;
- Grupo Ocidental formado pelas ilhas Corvo e Flores;

Curiosamente, tanto os arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde, assim, como os Açores, fazem parte da região biogeográfica da Macaronésia, conhecidas como “Ilhas afortunadas”, sendo os Açores um dos mais famosos santuários de Baleias do mundo!
Onde diversos tipos diferentes de Baleias entre residentes e migratórias, são observadas graças ao perfeito ecossistema existente em redor das nove Ilhas!

A observação de Baleias é de forma bem simples já que são vistas com frequência, assim como os Golfinhos num movimento de constante vai e vem, mas, para a natureza continuar em equilíbrio, os passeios são sempre monitorados e acompanhados por operadores turísticos que sabem respeitar o meio ambiente!
Nesses passeios os visitantes recebem orientações de como se portar diante dos cetáceos, até mesmo por uma questão de segurança, assim como para preservar o eco sistema e o habitat dos animais!

No vasto Arquipélago dos Açores, além da observação de Baleias, as aves certamente têm seu próprio encanto, as plumagens coloridas pertencentes a variadas espécies, pois trata-se de um ambiente que recebe desvios migratórios em condições de tempo desfavorável, as Cagarras (Calonectris diomedia borealis), e o Garajau-rosado (Sterna dougallii) nidificam nos Açores.
Outras aves marcam presença como o Priolo (Pyrrhula murina), e o Painho-de-monteiro (Oceanodroma monteiroi), aves marinhas raras da Europa.
Também é possível avistar o Canário-da-terra (Serinus canaria), o Tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), o Pombo-torcaz (Columba palumbus azorica), e o Milhafre (Buteo buteo rothschildi), além destas, outras 400 espécies já foram observadas!

Já os floridos Trilhos dos Açores, atraem centenas de visitantes para apreciar as belas paisagens repletas de prados verdes em todas as ilhas, deslumbrando a beleza da natureza com a vista do alto para o azul do Atlântico!
E como trilhos floridos não faltam nos Açores, o interessante é conhecer alguns:
- Caldeiras da Ribeira Grande
- Faial da Terra
- Mata do Canário
- Praia – Lagoa do Fogo
- Vista do Rei
- Atalho dos Vermelhos
- Pico da Vara
- Praia da Viola
- Furnas
- Moinhos da Ribeira Funda

As estadas nos Açores podem ser tão diversas quanto os trilhos floridos, e bem variadas! Pode escolher a Ilha onde se pretende hospedar e um dos confortáveis Hotéis junto à Natureza e ao Oceano Atlântico e desfrutar de passeios magníficos pelos jardins e trilhos envolventes, os praticantes de Golf usufruem de magníficos campos com deslumbrantes paisagens!
Com boa regularidade de voos, as Ilhas oferecem variados Hotéis e Pousadas, o que não falta são opções para o visitante e bons programas, aliás os Açores dispõem de muitas atividades e diversão, como Canoagem, Mergulho, Parapente, Pesca Desportiva e boas ondas tubulares para a a prática de Surf.
Venha conhecer os Açores!
