Os Vinhos de Portugal com exportação em crescimento, devido à qualidade da produção, que se aplica a todas as Regiões Demarcadas e à promoção internacional mais intensa, desenvolvida pelos produtores dos Vinhos do Porto e do Douro, entre outros, tem promovido e dado a conhecer a novos mercados!
O aumento das exportações para países como os Estados Unidos, que hoje lidera no consumo de vinhos portugueses, e a China, um dos grandes importadores no momento, assim como os tradicionais, França e Angola, seguidos de outros em crescimento como a Alemanha, Reino Unido, Brasil o Canadá e o Japão, são os países que alavancaram a exportação de vinho português nos últimos anos.

O Douro é uma região marcada pelo Vinho de Porto, com Denominação de Origem Protegida, sendo uma das regiões que mais exporta, embora seja seguida de perto por outras, como as regiões do Dão, Bairrada, Lisboa, Tejo, Setúbal e Alentejo, com Denominação de Origem Controlada, DOC, sendo que houve também um aumento nas exportações dos Vinhos Verdes, que são de incomparável qualidade.
O Vinho do Porto, nome adquirido pelo efeito dos Vinhos da Região Demarcada do Douro, selecionados e fortificados, serem posteriormente comercializados a partir da cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, local onde envelhecem em caves com temperatura ideal nas galerias de armazenamento; este é um Vinho único, para “Selar um Momento”, ou encerrar uma refeição.

Uma das maiores áreas de vinha, encontra-se na Região Demarcada do Vinho Verde a Norte de Portugal, com as castas brancas Alvarinho, Arinto, Loureiro e Trajadura.
Portugal é hoje o 10º país que mais produz vinho no mundo, a elevada qualidade é reconhecida pelos apreciadores de vinhos premium nos Estados Unidos da América e na China, onde estão referenciados entre os melhores!
