O encanto da COSTA de SURF e NATUREZA, revela-se desde logo, nos melhores Spots de Surf do Centro e no esplendor da natureza de norte a sul das praias da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto em Aveiro e da costa das extensas praias de areia branca, vilas e cidades fantásticas, até à agradável praia de Santa Cruz em Torres Vedras!
Aveiro e Ílhavo, em constante harmonia com a natureza, principalmente o mar e a prática de desportos nauticos. No litoral de Ílhavo, na Ria-laguna encontra Escolas de Surf e Kitesurf, para iniciar ou evoluir na prática do Surf, além de Mergulho e Stand Up Paddle entre outros!

Na praia da Barra a prática é de Surf, Kitesurf e Vela. Durante o verão, o movimento dos visitantes não é só durante o dia, prolonga-se à noite, festas e bares sem hora para acabar.
A praia da Costa Nova, nome da vila de pescadores na linha da praia da Barra, oferece boas ondas para o Surf e Kitesurf. Na envolvente, as belas paisagens convidam a boas pedaladas nas agradáveis Ciclovias. A margem da Ria-laguna atrai a atenção de todos, coloridas casas de praia, que se destacam pelas enormes listas coloridas. Outrora, armazéns de abrigo de materiais de pesca, além da salga de peixe, hoje transformadas em residências.

Mais a Sul, a praia de Mira, pequena vila turística de praia e de pescadores artesanais, que outrora viviam em caraterísticas casas de madeira, apoiadas em estacas e hoje ainda utilizam tradicionais barcos a remos e a Arte Xávega na pesca, embora apoiada e incentivada para se manter, entre outros trabalhos que exercem.
A praia de Mira, é ponto de Surf, rodeada pela Mata Nacional, recebe visitantes que procuram, além do Surf, a Natureza e a tranquilidade das águas da Lagoa-laguna, onde se pratica Vela e Canoagem.

Na Figueira da Foz encontra uma das praias mais famosas no mundo do Surf, a praia do Cabedelo. Famosa pelo swell e por ter sediado em outubro de 1996 o primeiro evento em Portugal do Championship Tour – World Surf League, o Coca-Cola Figueira WSL, onde Kelly Slater, americano da Flórida, comemorou o seu quarto titulo mundial.
A praia do Cabedelo, primorosa de ondas fortes e emocionantes para o Surf, Kitesurf e Wingfoil, onde encontra Escolas de Surf e o Centro de Kitesurf. A foz do rio Mondego e a panoramica da Figueira completam a beleza da praia.

As praias de Buarcos e do Cabo Mondego na Figueira da Foz, são referencia e muito procuradas durante todo o ano pelos surfistas europeus, atraidos pelas ondas longas e as boas condições para o Wingfoil!
Na exótica São Pedro de Moel, uma pequena vila turística de praia e lazer, a natureza em si, convida a participar do lazer ativo e bem-estar, como pedalar na Ciclovia ou caminhar através de passadiços pedonais ao longo da orla marítima, até ao Farol às praias Velha e das Pedras Negras.

Em contraste com o mar e a vegetação, o casario na praia ostenta uma arquitetura distinta e sofisticada. Desportos como Surf, Pesca desportiva e Mergulho, fazem a sensação!
O cenário da praia das Pedras Negras é perfeito para a integração homem/natureza com um imenso areal em toda a orla azul do mar. Para chegar à praia basta utilizar a Ciclovia e caminhar pelos passadiços de madeira que ficam nas dunas.
Assim, não é apenas praticado surf na praia das Pedras Negras, o nudismo também está presente!

É a praia da Nazaré Norte que integra o World Surf League com o novo formato Nazaré Tow Surfing Challenge, praia onde as ondas podem atingir alturas extraordinárias, como a surfada, pelo brasileiro Rodrigo Koxa, atual Capeão Mundial de Surf de Grandes Ondas e recordista com uma onda de 24,38 metros na Nazaré em novembro de 2017, dado oficial pelos juízes da Big Wave Awards, como a maior onda surfada, batendo o recorde que pertencia ao havaiano Garrett McNamara.
Igualmente na Nazaré a surfista do Rio de Janeiro, Maya Gabeira renovou o seu anterior recorde mundial ao surfar uma onda de 22,4 metros, em fevereiro de 2020, novo recorde do mundo feminino divulgado pela World Surf League.
A incrível swell marca presença todos os anos na Nazaré! É só estar no momento exato para apreciar, filmar ou surfar as grandes ondas!

A Foz do Arelho, é uma pequena vila turística de praia, com boas ondas para a prática de Surf e, como o mar liga com a Lagoa de Óbidos, por mérito de águas calmas, torna-se perfeita para Kitesurf, Wingfoil e Windsurf foil; encontra escolas de iniciação das modalidades.
Mais a Sul no Baleal, em Peniche, temos praias de grande beleza, e de referencia internacional, para praticar e evoluir no Surf principalmente na praia do Baleal Norte, conhecida pelo mar mais forte!

Quem prefere praias de águas mais tranquilas, de ondas suaves e agradáveis paisagens, tem a praia do Baleal Sul, todo o ano, com escolas de iniciação e evolução de Surf, Kitesurf e Wingfoil.
Peniche, referencia mundial no Surf, razão de ser um dos lugares fantásticos no Centro de Portugal. As ondas perfeitas não dependem somente da direção do vento, pois a península de Peniche abrange as praias a norte e sul onde encontra os melhores spots, seja para iniciados, praticantes ou profissionais.

A praia de Peniche mais famosa pelas ondas, é a dos Supertubos que reúne todos os anos em outubro, surfistas de várias partes do mundo para participarem no World Surf Championship Tour. A praia dos Supertubos é conhecida pelas ondas fortes de perfeitos tubos, que torna o Surf um prazer para praticantes e para milhares de entusiastas apreciadores!
Apenas a 30 km a Sul de Peniche tem a pequena vila turística de praia, Santa Cruz, referencia no Surf pelas boas ondas, de longo areal rodeada de falésias.

A praia de Santa Cruz, em Torres Vedras onde os melhores surfistas do mundo disputam torneios, este ano os programados Santa Cruz Ocean Spirit, e o Eurosurf Junior, foram cancelados. A beleza natural ao longo da Costa do Centro de Portugal, de praias e vilas piscatórias, ao gosto dos praticantes de surf portugueses e europeus, onde a natureza durante grande parte do ano, finaliza cada dia com um fantástico pôr-do-Sol!
Programe e venha conhecer a Costa de Surf e Natureza no Centro de Portugal!
