Quem procura uma viagem rica em História, valores culturais, e acima de tudo, com encantadoras paisagens e diversão, deve visitar o Centro de Portugal e para realizar um Roteiro Histórico, Cultural e Turístico de grande valor, é fundamental compreender a formação e a presença de Portugal no mundo, tudo isso, e muito mais, pode ser observado em Tomar em Alcobaça e na Batalha!
Monumentos com séculos de História localizados no Centro de Portugal, tombados pelo Património Mundial, e embora cada um tenha histórias diferentes a contar, através destas edificações seculares, fazem parte da criação de Portugal e dos Países de língua portuguesa!
Alcobaça – o primeiro Rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, em 1153, doou terrenos em Alcobaça à Ordem de Cister para aí se construir a Abadia de Santa Maria de Alcobaça, conhecida também como Mosteiro de Alcobaça da Ordem de Cister, com a imponente Igreja em estilo Gótico Primitivo, construída no século XII, onde podem ser visitados os túmulos de Dom Pedro e Dona Inês, além dos históricos aposentos dos Monges, mantidos e conservados ao longo dos séculos.
Tomar é a cidade da Ordem dos Cavaleiros Templários, fundada em 1160 por Dom Gualdim Pais, onde teve origem a Epopeia dos Descobrimentos Portugueses.
É em Tomar, com o infante Dom Henrique, um dos membros Templários mais importante, que se inicia todo o estudo e se prepara a Epopeia dos Descobrimentos e a descoberta de novos mundos.
No local podem ser visitados o Castelo dos Templários e o Convento de Cristo, construídos em magníficos estilos de arquitetura, como a Janela do Capítulo, entre muitos outros, a Mata Nacional dos Sete Montes, e a Igreja de Santa Maria do Olival fundada no século XII onde se encontram os túmulos de alguns Mestres da Ordem.
O Castelo de Almourol localizado numa ilha em escarpa em pleno rio Tejo, fica a 20 km de Tomar e foi reedificado em 1171, importante defesa do território na época Medieval integrado na Ordem dos Templários, manteve a sua arquitetura ao longo dos séculos apesar das várias intervenções, está classificado como Património Mundial da UNESCO.
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, ou da Batalha, foi construído para celebrar a vitória do exercito português na batalha de Aljubarrota a 14 de agosto de 1385, data em que Portugal venceu o exército do reino de Castela.
A grandiosidade do exterior do Mosteiro de Santa Maria da Vitória avista-se de longe, o local com Igreja, Claustros e Panteões Reais, além da Capela do Fundador e das Capelas inacabadas, de arquiteturas fantásticas nos estilos Gótico Português, Manuelino e Renascentista.
O Centro de Portugal, oferece além de História, Cultura e Natureza, uma grande variedade de paisagens e lugares maravilhosos para conhecer, durante todo o ano!