O sedentarismo é uma das principais causas que afetam a saúde em vários aspetos, e para o combater, nada melhor que adotar hábitos saudáveis como a prática de alguma atividade física na natureza.
Estar em contato com a natureza mesmo em pequenos períodos diários, traz uma boa sensação de bem-estar, diminui o stresse, aumenta a concentração e o desempenho, essa é a melhor fórmula para se ter saúde, principalmente em dias ensolarados, onde o Sol é o responsável por elevar os nossos níveis de Vitamina D, além de prevenir o desenvolvimento de doenças da mente.

A agitação e a correria do dia a dia acabam elevando o stresse a níveis alarmantes, e isso, acelera o cérebro deixando-o cansado, o tempo de resposta começa a ficar mais lento, as decisões começam a ser evitadas, às vezes ocasiona perda de memória.
A solução para fugir da ansiedade e dos problemas de saúde, é reservar algum tempo para estar em contato com a natureza, caminhar, respirar o ar puro, sentir a brisa no rosto, num parque, na montanha ou à beira-mar, simples atitudes que são capazes de revigorar as energias, melhorar a criatividade, e ultrapassar diversas dificuldades com fáceis soluções.

Diversas práticas de atividade física ao ar livre são benéficas, como caminhadas, passeios de bicicleta, remar calmamente, observar e fotografar aves e participar em atividades na natureza, onde a interação com outras pessoas é ainda, mais gratificante.
Recentemente em Amsterdão, realizaram um estudo onde concluíram que pessoas que mantém contato com a natureza através de alguma atividade física ao ar livre, até mesmo cuidando de seu jardim, tem menos preponderância de desenvolver algum tipo de depressão, pois ajuda a diminuir a agressividade, além de fortalecer o corpo e a mente.
A Vitamina D é produzida pelo Sol no organismo e melhora a absorção de cálcio, fortalecendo dentes e ossos, promove o bom humor, previne o aparecimento de doenças cardíacas e diabetes, favorece a circulação sanguínea diminuindo a tensão arterial.

O ar fresco respirado em parques e florestas ajuda a regular os níveis de Serotonina, responsável pela felicidade, bem-estar, apetite e a memória, pois provoca a sensação de relaxamento, e caso esteja à beira-mar ou próximo de um rio de montanha, o som das águas amplia as ondas cerebrais.
É interessante frisar que a baixa Serotonina torna uma pessoa deprimida, e para elevar a autoestima sem a necessidade de medicamentos, nada melhor que ter o organismo hidratado e estar em contato ativo com a natureza para renovar e fortalecer as energias!
Siga a frase latina “mente sã em corpo são”, vida saudável na natureza, experimente!