O Parque Nacional da Peneda-Gerês fica localizado na parte Nordeste de Portugal e engloba a Serra da Peneda e a Serra do Gerês, fronteira com a Galiza, incluído nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez e Vila Real, pela sua área passam os rios, Lima e o Cávado.
A área está protegida desde 1997 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, em conjunto com o parque natural espanhol da Baixa Limia, Serra do Xurés, formando o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Consulte as normas de proteção do PNPG se pretende realizar caminhadas em grupo.
O local é de uma paisagem maravilhosa, com rica fauna e avifauna, onde são vistos o Corço (Capreolus capreolus), o qual é símbolo do Parque, a Cabra-montês (Capra pyrenaica lusitanica) a Águia-real (Aquila chrysaetos), as Lontras (Lutra lutra), e o Cavalo-garrano (Equus caballus celticus) em liberdade nas montanhas, assim como o Lobo-ibérico e grande variedade de aves.

Foram catalogadas mais de 226 espécies de vertebrados protegidos pela Convenção de Berna, 65 dos quais são consideradas em vias de extinção.
A flora é também outra atração para um paisagismo perfeito de Carvalhos, Castanheiros, Faias, Salgueiros e Azevinhos, além da grande variedade de plantas arbustivas e medicinais.
O rio Cávado tem uma grande influência e importância para a região, no seu percurso existem várias barragens, entre elas as barragens de Paradela, Salamonde e da Caniçada que se juntam às barragens dos rios Homem e Rabagão, dessa forma é obtido um sistema hidroelétrico potente.

Quando chegar ao Gerês aproveite para conhecer as Termas de águas curativas onde os Romanos já na antiguidade beneficiavam do poder de amenizar certas doenças como cálculos renais, biliares e doenças reumáticas.
O primeiro estabelecimento termal construído, foi solicitado por Dom João V, ainda, no século XVIII; estas Termas têm ainda um efeito calmante e poderoso, são de águas quentes, classificadas como hipertermais, fluoretadas e bicarbonatadas.

Para as pessoas que gostam de fazer longos trekkings ou simplesmente fazer uma caminhada tranquila, uma boa dica, é passear na Mata de Albergaria que fica dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês; não facilite nestas caminhadas, vá bem equipado com botas de montanha e agasalhos protetores, leve água, alimentos e carga máxima no telefone com localização ativa, tem zonas sem rede.
O visitante encontra um património arqueológico de grande valor, as cidades de “Bracara Augusta” e “Astúrica Augusta”, eram ligadas por via/estrada, construída pelos Romanos e que ainda hoje se pode observar alguns dos seus troços bem preservados.
Mais de 200 marcos miliários, ou seja, um grupo de colunas de granito que se encontram no percurso da Geira Romana, com interesse é que cada um indica a distância ao destino, a maioria deles tem dedicatórias aos Imperadores Romanos, isto é realmente história, portanto, não deixe de conhecer!

Outras caminhadas e o contato com a natureza em plena montanha, por trilhos de elevada beleza podem ser feitas na zona do Campo do Gerês, apenas a 30 minutos da barragem de Vilarinho das Furnas.
Vindo para o Gerês, o visitante é sempre bem-recebido; na hospedagem pode optar pelas Pousadas, Hotéis, ou por um Hostel; na gastronomia local, delicie-se com a truta grelhada, o suculento bife de vitela Barrosã, ou o famoso cabrito assado no forno! Imperdíveis!
