Apreciadores de um bom vinho vêm a Portugal todos os anos atraídos pelo Enoturismo, uma linha de turismo dedicado, que proporciona a oportunidade de ver como os vinhos são produzidos, além de dar a conhecer na natureza os lugares onde e como as uvas são cultivadas e tratadas!
Cada detalhe desse néctar de uvas é passado aos visitantes, e embora seja um turismo diferenciado e interessado, nem sempre quem visita é apreciador de vinho, mas curiosamente, após conhecerem e provarem, tornam-se fiéis a esse sabor único.
O visitante, tem a oportunidade durante todo o ano de apreciar bons vinhos, como também de participar em todo o processo desde a colheita das uvas até ao final, o repouso do vinho, além de poder conhecer produtos como os azeites, queijos e doçaria nobre, entre outros, e é este turismo que transmite conhecimento e impulsiona novos apreciadores!
Várias Quintas produtoras fomentam o Enoturismo e em particular as vindimas, como a Região do Douro, onde pode usufruir de uma hospedagem com soberba vista sobre o rio Douro, seguindo a maioria os mesmos procedimentos com inicio logo ao amanhecer, acompanhando os hóspedes até às vinhas para colaborarem com os trabalhadores na colheita das uvas.
Todos recebem um chapéu de palha, uma tesoura para o corte das uvas e um cesto, mas, o melhor momento, mais ao fim da tarde, quando a temperatura está mais amena, é pisar a pé, nos lagares as uvas colhidas pela manhã.
As estadias para as vindimas podem ter algumas diferenças entre si e na Região, por isso, convém informar-se antes, já que podem incluir estadia, almoço, jantar, visita às adegas com prova de vinhos, conhecer os barris onde o vinho passa por um processo de envelhecimento, e também acompanhar de perto o engarrafamento.
O clima em Portugal é propício às atividades do Enoturismo, em todas as Regiões Demarcadas, lugares de pura beleza na natureza, nos mais variados e belos tons.
A época ideal para conhecer e participar é nas vindimas, que envolve a colheita e a pisa, sempre em meados de setembro quando a maturação das uvas está no ponto ideal para a colheita.
A característica da uva determina o tipo do vinho que pode ser de sabor intenso, suave, seco, branco ou tinto; durante as vindimas, o visitante recebe as principais informações sobre as castas das uvas; na adega, como diferenciar o vinho pelo olfato, paladar, corpo da bebida, e isso, vai determinar e influenciar a escolha do seu próximo vinho!