O Mosteiro dos Jerónimos, ou, como também é conhecido Mosteiro de Santa Maria de Belém, foi construído no século XVI em Belém na zona do Restelo em Lisboa.
Trata-se de um Mosteiro da Ordem de São Jerónimo o qual recebeu o estatuto de Panteão Nacional em 2016, graças à beleza da Arquitetura Manuelina, completada pelo conjunto monástico português, além de ser uma das principais Igrejas da Europa.
Mandado construir por Dom Manuel I, foi iniciada a construção em 6 de Janeiro de 1501, “Dia de Reis”, levou 100 anos para o término da obra, para isso, foram necessários dezenas de arquitetos, e mestres de obras entre eles, Diogo Boitaca e João de Castilho.
Diante de uma arquitetura tão grandiosa decorada com símbolos da arte da navegação e de esculturas que lembravam descobertas históricas, doado aos Monges Jerónimos, onde permaneceram durante séculos!
Dom Manuel havia solicitado aos Monges da Ordem de São Jerónimo que ocupassem o Mosteiro, pois, receberiam a incumbência de rezar pela alma do Rei e dos Navegadores, e fizeram isso, por 400 anos até deixarem o local em 1833.

O Mosteiro dos Jerónimos é Património Cultural de Portugal de suma importância, principalmente porque é o local onde repousam os restos mortais de Dom Manuel I e sua esposa Dona Maria, Dom João III e sua mulher Dona Catarina, Dom Henrique, Vasco da Gama, Luís de Camões, Alexandre Herculano e Fernando Pessoa.
Desde 1907 o Mosteiro dos Jerónimos está classificado como Monumento Nacional, já em 1983 foi classificado como Património Mundial pela UNESCO, junto com a Torre de Belém, além de ter sido eleito como uma das sete maravilhas de Portugal em 2007.
Ligado à Epopeia dos Descobrimentos e à Casa Real Portuguesa, o Mosteiro dos Jerónimos foi designado como um dos símbolos da Nação, por isso, tornou-se uma das atrações turísticas mais importantes no país, recebendo milhares de visitantes todos os anos.
O Mosteiro dos Jerónimos em frente ao rio Tejo, tem próximo a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos a Ponte metálica sobre o rio, além de vários Museus.
Lisboa, Capital de Portugal, é uma cidade de grande encanto, construída nas 7 colinas sobre o rio Tejo, tem em seu redor cenários perfeitos repletos de pura beleza, que mantém viva a História e tradição, por isso, merece destaque como um dos principais polos turísticos da Europa!
Lisboa uma cidade das mais hospitaleiras!!