Aveiro e Ílhavo, cidades tipicamente costeiras localizadas no centro de Portugal, onde a foz do rio Vouga forma uma laguna que cria várias ilhas fluviais e diversos canais que entram pela cidade de Aveiro.
Centenas de aves tem o seu habitat na laguna, onde se pode observar a Norte um cordão dunar que origina uma península costeira que integra a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, esta linha da costa separa nitidamente as águas agitadas do Oceano Atlântico, das águas da laguna, local de navegação de turísticos barcos, outrora utilizados na recolha de algas, fertilizantes dos campos agrícolas.

Na margem Sul do canal de acesso ao Porto Comercial, temos a praia da Barra com o seu Farol, o maior de Portugal, no prolongamento para Sul na linha de costa da laguna, a Costa Nova, com o suas caraterísticas casas coloridas, estamos no concelho de Ílhavo, com as suas praias na costa oceânica e a beleza do património encontrado na arquitetura local, com o original encanto de antigas casas de salineiros e pescadores, construídas em madeira e pintadas às riscas de branco e de cor; na construção mais recente em alvenaria a arquitetura apresenta um visual similar, em revestimento cerâmico.
Novas construções de arquitetura contemporânea e a Marina do Clube de Vela compõem a península da Costa Nova, entre a laguna e o mar.
Vivenciar Aveiro é muito fácil, realize um passeio nas águas calmas da laguna a bordo de um dos originais e coloridos barcos, além desta atração, pode optar por variadas atividades, como os desportos de mar, seja a vela, surf, kitesurf ou o stand up paddle, se preferir!
A cidade disponibiliza para quem gosta de exercício, de bicicletas de utilização livre, depois é só pedalar e viver a cidade e a laguna.
Classificada como área protegida, a laguna com os seus canais e ilhas, habitats de fauna e numerosa avifauna, ideal para a observação de aves, como o Flamingo (Phoenicopterus roseus) a Garça-vermelha (Ardea purpurea) e grande variedade de aves migratórias e de rapina.
O encanto das águas da laguna está ligado diretamente à vida da população de Aveiro e de Ílhavo, através da sua ligação ao cultivo dos campos, à pesca costeira e de longa distância, no Atlântico Norte ao bacalhau, à extração de sal, à construção naval, às cerâmicas e porcelanas e às indústrias de exportação, apoiadas pela tecnologia desenvolvida pela Universidade de Aveiro.
Outros pontos interessantes merecem a atenção do visitante, como a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, e a gastronomia marcante de cidades costeiras, como as caldeiradas de enguias e os bivalves, entre outras iguarias, indicação especial para manter a tradição, degustar os deliciosos ovos moles.
Aveiro e Ílhavo dispõem de bons e modernos hotéis, com uma infraestrutura de polo turístico e condições para a prática de desportos náuticos e atividades de lazer, como percursos para caminhadas e passeios em ciclovias sobre passadiços que propiciam belos momentos, tudo para viver intensamente a Natureza!
