Guimarães cidade “Berço” do Reino de Portugal localizada no Norte entre as cidades de Braga e do Porto, é o local onde Dom Afonso Henriques foi aclamado pelos portugueses como Rei de Portugal e declara a Independência em 1139.
Marco decisivo na História de Portugal, o Tratado celebrado em 5 de outubro de 1143, da fundação da nacionalidade com a aclamação de Dom Afonso Henriques como o primeiro Rei, o que originou a frase, “Aqui nasceu Portugal”, escrita no alto de uma das torres das muralhas que envolvem a cidade.
O Castelo de Guimarães é um dos principais pontos turísticos, considerado Monumento Nacional, e desde 2007 uma das Sete Maravilhas de Portugal!
Ocupa uma localização estratégica, tem a arquitetura de um escudo, representando uma imensa fortaleza ornamentado por quatro torres. Tem uma ponte de madeira que une as muralhas à porta da Torre de Menagem.

O Paço dos Duques do século XV, classificado como Monumento Nacional, foi erguido na proximidade do Castelo e recebe visitas programadas.
É outro dos locais procurados, visto ter sido uma casa magnífica e imensa considerada única na Península Ibérica, construída a pedido de Dom Afonso para Dona Constança de Noronha, sua segunda mulher.

O Centro Histórico de Guimarães é um grande polo de atração turístico devido à maravilhosa arquitetura do casario encontrado em ruas estreitas, e pelas praças envoltas de prédios erguidos na era medieval, razão de ter sido classificado pela UNESCO como Património Mundial desde dezembro de 2001, além de Património Cultural da Humanidade!
São inúmeros lugares para se ligar ao passado, como o Largo da Oliveira e a Igreja Nossa Senhora da Oliveira, famosa porque foi onde Dom Afonso Henriques teria sido batizado!
Existem vários tipos de construções de estilos góticos e medievais, por isso, vale a pena explorar, como a Praça de Santiago, a Rua Egas Moniz, a Rua de Santa Maria uma das mais antigas, fundada no século XII, é a mistura de estilos que valoriza todo o Centro Histórico!

Subir à parte mais alta da cidade de Guimarães, o Monte da Penha, é garantir uma vista panorâmica incrível!
Há muitos passeios históricos para se fazer na cidade, como conhecer um variado número de Museus!
Embora sendo uma Cidade Histórica, as atividades económicas foram sendo desenvolvidas reforçando também a imagem de Cidade Industrial, equipada com modernas industrias, base de produção de algumas das mais prestigiadas marcas mundiais de Roupas, Têxteis lar, Calçado, Cutelaria e Ourivesaria, entre outras.
Outro título que também chama a atenção, é ser a cidade de Guimarães conhecida como cidade Universitária, pois é, Polo Universitário da Universidade do Minho, e da Escola Superior Artística do Porto.
A hospedagem em Guimarães é sempre marcante, já que dispõe de bons hotéis em variados pontos da cidade.

A localização dos hotéis incentiva passeios a pé, ficam próximos de centros comercias e ruas de comércio tradicional no Centro Histórico.
Quem optar por uma prestigiada Pousada em Edifício Histórico, a dica é a Pousada de Sta Marinha, antigo Mosteiro de Santa Marinha da Costa, cuja construção inicial é do século XII, localizada na encosta da Penha.
Os restaurantes da cidade oferecem cardápios bem elaborados, de pratos típicos e internacionais, o importante é não esquecer os vinhos da região!
Em 2012 Guimarães foi eleita a Capital Europeia da Cultura, título que apesar de durar somente um ano, permitiu compartilhar com o mundo a vida e a cultura vivida na cidade, por isso, é um dos destinos mais procurados!
Guimarães aguarda!